
PROJETOS REALIZADOS:
A esperança é o sonho que caminha, diz Aristóteles.
Itinerar, deslocamento no espaço, no olhar.
Deslocar, não ter parada.
Parar, encenar, caminhar.
Se formos delinear nosso caminho desde que começamos como Grupo Caixa de Imagens em julho de 1994, e se formos colocar nossa lente de atenção aos Projetos que realizamos, cremos que traçamos o desenho da trilha caminhada.
Nossos olhos veem através dessa lente um audaz caminho de descobertas dentro dos processos de criação de roteiro e da arte da interpretação, dentro dos processos nos quais desenvolvemos uma dramaturgia própria e, consequentemente, dentro dos desafios lançados sobre a criação de encenações. Este escolhido rumo carrega-nos às novas formas de perceber e trabalhar o acontecimento teatral. E, o que é mais importante pra nós, esta trajetória nos lança à construção de novos parâmetros na relação espetáculo/público/espaço cênico.
PROJETO CAIXA DE IMAGENS – 20 ANOS, CONVITES, LEITURAS E ENCENAÇÕES
18 meses, 100 apresentações e processo compartilhado e itinerante de montagem
Projeto que dá continuidade à trajetória do Grupo em São Paulo
O Grupo Caixa de Imagens propôs um novo Projeto que deu continuidade a sua trajetória, agindo dentro da rede de público formada por 09 Projetos desenvolvidos na cidade de São Paulo, sendo 08 através de editais de política cultural pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. (vide mapa)
O Grupo Caixa de Imagens propôs o Projeto Caixa de Imagens – 20 anos, Convites, Leituras e Encenações reafirmando seu trabalho de pesquisa baseado na itinerância e proximidade com o público.
Esta trajetória desenvolvida na parceria com a população vem criando formas organizativas capazes de garantir o acesso democrático da produção do Grupo e que permite ao público participar e fazer parte da construção da arte contemporânea brasileira.

PROJETO CAIXA DE IMAGENS - O SONHO QUE CAMINHA
Realizar criação, montagem e apresentações de espetáculo inédito através de um process compartilhado de pesquisa cênica, tendo como base o tema norteador ‘Sonho’. Sua pesquisa se dá especialmente em contos, dos escritores brasileiros Machado de Assis e Lima Barreto, como também da literatura russa: Anton Tchekhov e Nikolai Gogol.
Desta forma, este processo de pesquisa de adaptação dramatúrgica de um texto literário para o teatro, que recebeu o acompanhamento de artistas convidados, de grupos de jovens/adultos e de professores de Literatura, foi o responsável pela criação e montagem do espetáculo “O Moleque”.
O processo de pesquisa, criação e montagem levou 7 meses (de setembro de 2009 a março de 2010). Realizou um processo de acompanhamento artístico, num formato ensaio/workshop, a grupos de jovens/adultos de 4 instituições educacionais da cidade de São Paulo viabilizando a participação destes no processo de criação artística de um grupo de teatro de pesquisa e no processo de adaptação dramatúrgica de obras literárias brasileiras e russas. Foram 4 grupos de jovens/adultos; em cada instituição, um grupo de jovens/adultos.
